
A nutrição é a disciplina que se encarrega de estudar o efeito dos alimentos no nosso corpo, com o objectivo de nos ajudar a suprir carências e a manter a saúde. Ela identificou nutrientes, analisou os seus papéis biológicos e as necessidades dietéticas humanas, no entanto, enquanto ciência, excluiu uma visão holística do alimento, normalizando-se o desconhecimento sobre de onde vem, como se obtém e quanto isso repercute na sua qualidade biológica e energética.
A nutrição evoluiu intensamente como ciência ao longo do século passado, num caminho aliado aos progressos da indústria alimentar, farmacêutica e ortomolecular, desenvolvendo um programa reducionista dos alimentos, limitado à quantificação e separação de nutrientes e calorias.
Criou-se assim uma apetência por alimentos transformados, fortificados e por suplementos vitamínicos. Onde pouco ou nada contam a vitalidade, os agrotóxicos utilizados, a distâncias percorridas, o tempo de armazenamento… Basta que a embalagem mencione que tem fibra, que tem proteínas, que tem antioxidantes e que é baixo em calorias para “ficarmos” satisfeitos!
Sabemos ainda tão pouco… ou desaprendemos? Descurámos observar, cheirar os alimentos; saber quem os produz, como são produzidos, se respeitam as leis naturais, que energia integraram…
No entanto, a própria ciência também nos ajuda a reencontrar esse caminho… E graças aos avanços tecnológicos podemos hoje confirmar que os alimentos frescos e biológicos têm mais nutrientes. Podemos até medir a sua vibração através de máquinas kirlian que nos mostram a quantidade de luz presente nos alimentos. E sabemos também que o sofrimento vivido por animais de consumo fica registado nas suas células, tem uma informação química e ela passa para o organismo que a ingere.
Aliando ciência, intuição e sentido comum, trabalho com uma nutrição que não recusa os contributos da ciência sobre a bioquímica dos alimentos, mas integra aspectos relacionados com a energia/vibração dos mesmos e portanto privilegia aqueles que são locais, orgânicos e vegetais, para uma nutrição íntegra, que sana e equilibra, que beneficia amplamente todo o nosso ser, promovendo uma cura efectiva e multidimensional. Uma nutrição para o corpo e a alma (nossos e do planeta).
Se queres saber mais sobre as minhas consultas de nutrição, continue a ler aqui »