Bombons Afrodisíacos

Nas celebrações do dia dos namorados não costuma faltar o chocolate!

No entanto, o chocolate “convencional”, na maior parte das vezes, está longe de ser um alimento amoroso e afrodisíaco. Vem carregado de açúcar, leite, cacau refinado e aditivos. E lá vamos nós corromper o nosso paladar e ficar adictos de um produto que, ao invés de estimular o amor e aumentar a vibração, nos narcotiza, enfraquece e debilita.

Felizmente a procura por opções mais saudáveis, mais éticas e empoderadoras está em crescente e faz parte da prática de uma alimentação mais consciente para a qual todos estamos despertando.

Aqui vos trago então o meu contributo para uma celebração amorosa, com esta receita especial de bombons afrodisíacos, com nutrientes que activam o corpo, aquecem o coração e acendem a líbido! Para os desfrutares desde a preparação, colocando todo o teu amor como ingrediente principal.

O cacau que eu utilizo, nesta e noutras receitas, é um cacau puro, em pó, de produção biológica, classificado como “cacau cru”. No entanto, cabe dizer, nos processos artesanais de secagem dos grãos de cacau ao sol, aos quais tive o privilégio de assistir há alguns anos (@cacau0rgasmic0), é frequente a temperatura desses belos grãos negros subir bem acima dos 45º (a temperatura limite na classificação de um alimento como cru), tal o poder que têm em atrair os raios de Sol, carregando-se da sua luz e energia! Este aumento da temperatura na exposição solar não deprecia, portanto, a qualidade dos grãos, antes pelo contrário!

Bem diferente é o tratamento do cacau em pó mais comercial, em que os grãos de cacau são torrados a temperaturas elevadas, processo que faz diminuir a sua riqueza em vitaminas, minerais e antioxidantes. Para além disso, muitas vezes levam compostos químicos e a produção não está regida por critérios ecológicos e de ética laboral.

O cacau puro “cru” é considerado um dos alimentos com maior concentração de antioxidantes! Tem reconhecidas propriedades antidepressivas, revigorantes e anti-inflamatórias. É muito rico em vitaminas do grupo B, em minerais (magnésio, cobre, ferro, zinco, entre outros) e em milagrosos fitonutrientes (como a teobromina, catequinas, muitos polifenóis e a feniletilamina – a “hormona da paixão”).

Portanto, por si só, o cacau, ou “Alimento dos Deuses”, como sabiamente lhe chamavam os Aztecas, é um alimento altamente afrodisíaco. Nesta receita vamos só activar ainda mais as suas propriedades, com poderosas sinergias e formas bonitas!

E vamos então à receita!

Rawbombons afrodisíacos:

Ingredientes:

  • 80g de cacau em pó
  • 120g de manteiga de cacau
  • 50ml de agave ou 1 colher de sobremesa de stevia verde (ajusta ao teu gosto)
  • pitadinha de sal
  • pitada de açafrão em pó
  • pitada mínima de caiena em pó
  • ½ c de café de baunilha natural em pó
  • raspa de meia laranja
  • sultanas
  • amêndoas activadas (demolhadas por 10hs)
  • pétalas de Camélia

Preparação:

Amornar a manteiga de cacau em banho-maria (derrete a 35º). Juntar o sal, as especiarias e a raspa de laranja e envolver bem. Misturar o agave e o cacau em pó e mexer bem até conseguir uma textura homogénea. Colocar em formas de bombons e rechear com sultanas, amêndoas e pétalas de Camélia. Levar ao congelador por 15 minutos, et voilá!

Acompanha com um chá de gengibre com damiana!

Feliz dia de São Valentim! Muito amor!

Nota importante:  o prazer imediato promovido pelo chocolate não é suficiente para resolver problemas de vitalidade, humor e emoções. Uma alimentação saudável e variada, em que predominem os vegetais (maiormente crus) é fundamental para manter a energia e a vitalidade em alta! Assim como uma boa capacidade digestiva e de absorção para a assimilação de todos aqueles milagrosos nutrientes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s