Percurso

Ecologia e saúde – Terra e corpo: cuidar dos dois – que é cuidar de Um – parece que sempre foi inerente a mim… Desde criança, em casa, já me esmerava por criar hábitos ecológicos e aprimorar a dieta de todos.

No entanto, a minha paixão pela arte acabou por me levar a estudar primeiro História da Arte, o que me fez rumar em direcção a Barcelona… E foi lá que posteriormente retomei aquele caminho que hoje sinto como missão.

Desequilíbrios na minha saúde levaram-me a recorrer ao auxílio das plantas e da alimentação para a minha auto-cura. E depois de vários anos de estudos autodidatas, em 2010 iniciei o percurso académico da Naturopatia.

Foram 4 anos de intenso estudo complementados com um rigoroso estágio, o que me permitiu adquirir uma estrutura muito importante de conhecimentos da área médica e de base científica. No entanto, senti que não me bastava e desiludia-me a excessiva importância dada à suplementação em detrimento do uso terapêutico da alimentação e de outras praticas naturistas.

Iniciei, entretanto, a minha actividade como Naturopata, em 2014, no espaço Natursalut em Barcelona, mas quis continuar a estudar, levando o meu foco à alimentação medicinal. E nesse caminho conheci grandes mestres do mundo da nutrição, como a Dra. Olga Cuevas, Lucia Redondo, Montse Bradford… Que me deram a conhecer desde as bases da nutrição mais “convencional”, à dietética oriental, passando pela macrobiótica.

Mas a minha maior felicidade e realização foi quando descobri o Crudiveganismo e a Alimentação Viva! Foi uma paixão e identificação total com essa filosofia! Senti que unia saúde, ecologia e espiritualidade e que podia alinhar num propósito maior, para além da nutrição/cura física individual e humana.

Fez-me adquirir uma consciência mais ampla sobre o alimento, valorizando-o pela sua qualidade vital e vibracional. E sobretudo, fez-me ampliar a visão da cura através da alimentação a um âmbito planetário e multidimensional.

Tive a honra de conhecer e de aprender imenso com pessoas muito inspiradoras e de grande referência nacional (espanhola) e internacional, que quero citar como agradecimento: Daniela de Castro, Javier Medvedovsky, Consol Rodrigues, Carla Zaplana, Marta Vergés, Mariano Bueno, Karmelo Bizcarra, David Wolfe.

Com a intenção de aprofundar no estudo científico da Alimentação Viva viajei ao Brasil. Fiz algumas formações na maravilhosa escola Terrapia, no Rio de Janeiro, onde tive aulas com a Cynthia Brant e Maria Luiza Branco, e realizei o Curso “Bases Conscientes da Terapeutica Natural, Jejum e Desintoxicação” com o grande mestre Dr. Alberto Peribanez Gonzalez.

Entretanto, em 2016 regressei a Portugal por “amor à terra”… E por cá tenho sido chamada a partilhar os meus conhecimentos por várias vias: dou consultas de Naturopatia e de Nutrição (a adultos e crianças), tenho realizado diversos workshops e também colaborado em retiros como “nutrichef”, expandindo a prática da Alimentação Viva, do Veganismo, da Medicina Natural e da Ecologia.